segunda-feira, 29 de agosto de 2011

HISTORIA DA PIZZA


  


 A história da pizza começou há seis mil anos, com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmaram que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

   Ao contrario do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. No inicio de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na America e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porem, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mais sim dobrado ao meio, feito um sanduiche ou um calzone.

   Próximo ao inicio do primeiro milênio, surge o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea” indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Normalmente a massa de pão recebia como sua cobertura toucinho, peixes fritos e queijo.

   Chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes italianos, e hoje pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Ate os anos de 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio a colônia italiana, tornando-se logo em seguida parte da cultura deste país. A partir de 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.

Nossa pizza é especial não só pelos ingredientes frescos e selecionados ou pela sua massa tradicional com bordas ou pelo modo como a preparamos. Nossa pizza é especial porque é o que fazemos há mais de 54 anos. Nós não poderíamos lhe contar toda a história, mas sabemos que ao provar nossas pizzas você não esquecerá do sabor!

RECEITAS TOK FINAL




Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • azeite e farinha de trigo para untar
Recheio:
  • carne moída.
  • se quiser pode fazer com frango desfiado refogado em um molho feito com cebola, tomate e azeitona.
Modo de preparo:
  1. No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa, acrescentando a farinha aos poucos até a mistura ficar homogênea.
  2. Untar uma fôrma retangular média com azeite e farinha, despeje a massa e distribua o recheio por cima.
  3. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar.









Ingredientes:?
500g de massa de sua preferência;

2 colheres de sopa de óleo;
500ml de leite;
1 colher de sopa de amido de milho;
150g de queijo parmesão ralado;
50g de bacon;
1/4 de cebola;
2 dentes de alho;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Cozinhe a massa com óleo, sal e reserve.

Para o molho, bata no liquidificador o leite, o amido de milho, a cebola, o alho, o sal e a pimenta-do-reino.
Em uma panela, refogue o bacon, acrescente a mistura do liquidificador e mexa até começar a engrossar.
Antes de ferver, acrescente o queijo ralado e continue mexendo até começar a ferver.
Após, sirva com a massa de sua preferência.
Dica: Para não ficar com gosto forte de cebola e de alho após a refeição, antes de bater a cebola, esprema-a embaixo da água fria para tirar a acidez. No caso do alho, basta retirar aquela parte fina do meio 







massa:
½ xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 ½ colher (chá) açúcar
¼ colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1-2 colheres (sopa) água gelada

recheio: 
9 tomatinhos cereja
½ abobrinha pequena (usei a italiana)
2 colheres (sopa) azeite
1 dente de alho, picadinho
¼ xícara ricota 
2 colheres (sopa) mussarela ralada
1 colher (sopa) manjericão picado (usei salsinha fresca)
Comece pela massa. Coloque no processador a farinha, açúcar e sal, pulse para misturar. Adicione a manteiga picada e pulse até formar uma farofa úmida. Aos poucos coloque a água gelada, e processe até formar uma massa homogênea. Retire a massa do processador e amasse algumas vezes. Unte duas forminhas para torta de 10cm cada (usei uma forma de 20cm com fundo removível), e forre com a massa - aqui achei mais prático abrir com rolo. Leve à geladeira por 30min. Aqueça o forno em 180°C. Retire a massa da geladeira, unte com manteiga uma folha de papel alumínio e coloque o lado untado sobre a massa, por cima jogue feijões crus para fazer peso (tenho sempre um tanto de feijões para este fim, depois de frios, guardo num vidro e reutilizo na próxima torta). Leve ao forno por 35-45min, ou até dourar levemente, então retire o papel alumínio com os feijões, e deixe a massa dourar mais, cerca de 5-10min. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha. Enquanto isso, prepare o recheio.
Numa tigelinha coloque 1 colher de sopa de azeite e o alho picadinho. Misture e reserve. Numa outra tigela coloque a ricota, mussarela, 1 colher de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta a gosto. Corte a abobrinha no sentido do comprimento e corte em fatias finas. Deixe secar sobre papel tolha. Corte em fatias os tomatinhos e também coloque sobre o papel toalha. Quando a massa estiver fria, espalhe a mistura de ricota. Arrume as fatias de abobrinha e tomate, intercalando ambas. Por cima espalhe o azeite com alho, por fim, salpique o manjericão picado. Retorne ao forno pre-aquecido a 200°C, deixe assar por 20-25min, ou até que o queijo esteja borbulhando. Coloque numa gradinha, deixe esfriar por uns 20min antes de servir

EMPRESA








CARDÁPIO VIRTUAL







                                                             




                                                                 
                                                            GALERIA DE FOTOS

                                                                              



    LOCALIZAÇÃO